segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sistema de Esporte da Universidade Federal do Pará é principal discussão de evento


Com o objetivo de iniciar uma reflexão sobre a prática esportiva dentro da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) organizou o Seminário “Constituição do Sistema de Esporte da Universidade Federal do Pará (UFPA)”. O evento ocorreu nesta quinta, 12, e na sexta-feira, 13, no Auditório Setorial Básico II da UFPA.

Rede integrada de esporte - O principal objetivo do Seminário é a constituição de uma rede integrada para a realização de jogos esportivos com a intenção de unir docentes, discentes e técnicos de todos os campi da UFPA. O evento também visa à reflexão sobre o esporte universitário como  componente importante na vida e na formação acadêmica.

A coordenadora dos jogos da UFPA, professora Ana Cristina Almeida, informou que o evento servirá para, justamente, “chegarmos a uma conclusão sobre como será feita essa articulação entre docentes, discentes e técnicos. Ainda precisamos aumentar a discussão com os técnicos para, de fato, envolver a comunidade universitária”, aponta.

O evento foi aberto nesta quinta-feira, 12, com as presenças do pró-reitor de Extensão, Fernando Arhur; da pró-reitora de Ensino e Graduação, Marlene Freitas; do pró-reitor de Pesquisa e Extensão, Emmanuel Tourinho; do secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Francileno Mendes;  da diretora de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (Progep), Maria Josefa Quadros; de representantes de entidades estudantis (UNE,FEUP, Centros Acadêmicos da UFPA) e da diretora do Departamento de Planejamento e Gestão de Estratégica do Ministério dos Esportes, professora Cássia Damiani, representando o ministro Aldo Rebelo.

Cássia Damiani apresentou a palestra Panorama sobre o Esporte Universitário no Brasil e no Mundo e o Envolvimento da Juventude nos Grandes Eventos. 
“Estou aqui representando o Ministério dos Esportes para reforçar a visão da política nacional do esporte como sendo um fio condutor importante para formação cidadã da juventude brasileira. Fico contente que a UFPA esteja levantando este debate, chamando, inclusive, a comunidade acadêmica de todos os campi para contribuir com a discussão”, aponta.

Nesta sexta-feira, 13, o evento retomou suas atividades com a palestra “Apresentação de Histórico e Panorama atual sobre o Esporte na UFPA”. Ao final, foi confirmada a criação de um grupo de trabalho dos discentes para discutir a organização destes dentro da Rede de Esporte da UFPA. Prosseguirão os debates da Proex e da Faculdade de Educação Física para enriquecer a elaboração de propostas referentes ao desporto e ao encaminhamento das sugestões para a organização dos jogos da UFPA 2012.

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Alexandre Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário