segunda-feira, 16 de abril de 2012

Caravana da UNE chega a Belém com cultura, debate e shows na UFPA





caravana
Na estrada desde o dia 28 de março, projeto “UNE Brasil+10” chega à capital do Pará nesta terça, dia 17/04, com atividades na Universidade Federal; Caravana que está percorrendo todo o território nacional já passou por Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Manaus

Onde você estará daqui a dez anos? Como será a estrutura social brasileira e quais serão as oportunidades de desenvolvimento para a juventude? Quais serão os avanços e desafios da educação pública e da sustentabilidade ambiental? A União Nacional dos Estudantes deseja qualificar ao máximo esse exercício de futurologia em Belém, nesta terça-feira, 17 de abril, a partir das 9h, com as atividades da Caravana UNE Brasil+10, que ocorrem na UFPA.

Entre as atividades que ocorrerão ao longo de todo o dia, está o Aulão +10, na qual figuras públicas de destaque nacional ministram palestras sobre temas livres que enfoquem o Brasil daqui a 10 anos sob a perspectiva da juventude. A programação em Belém contará com a participação do jornalista Lúcio Flávio Pinto, e além do debate haverá a exibição do filme “O afeto que se encerra em nosso peito juvenil”, do premiado diretor Silvio Tendler, e apresentações culturais com os grupos Furiosa Banda do Jambú, Dj Lady Green, Carimbó Fusion Dub, Só no Batidão e Dj Vitor Pedra.

>> SOBRE A “CARAVANA UNE BRASIL+10”
A Caravana UNE Brasil+10, quinta iniciativa de circulação nacional da UNE em seus 75 anos de vida, é co-realizada pelo Circuito Universitário de Cultura e Arte da entidade (CUCA da UNE) e está percorrendo 24 universidades, em 12 estados (Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo).

Imaginando o Brasil possível em 2022, quando se completam 200 anos da Independência Nacional e 100 anos da Semana de Arte Moderna, a UNE leva uma maratona de atividades com grandes pensadores, cientistas, artistas, políticos e militantes do movimento social para debater e construir, junto aos estudantes, idéias e soluções para a próxima década. A Caravana deverá atingir um público total de 50 mil estudantes e se divide em quatro eixos fundamentais: educação, desenvolvimento, justiça social e justiça ambiental.

Entre os principais objetivos da Caravana está a produção de um diagnóstico participativo, junto a jovens de diferentes estados e realidades, que possa contribuir no debate e formulação de políticas públicas, ações do movimento social ou do terceiro setor para o desenvolvimento do Brasil nos próximos dez anos. Além disso, o resultado servirá de base para o Projeto “UNE Brasil Cidades 2012”, uma plataforma de reivindicações do movimento estudantil brasileiro a ser entregue para os candidatos a prefeito nas eleições do segundo semestre.

>> ROTEIRO DA CARAVANA
28/03 - Brasília (DF): UNB / UCB
03/04 - Porto Alegre (RS) UFRGS / PUC-RS
10/04 - Curitiba (PR): UFPR / PUC-PR
13/04 - Manaus (AM): UFAM / ISMA
16/04 - Belém (PA): UNAMA
17/04 - Belém (PA): UFPA
19/04 - Fortaleza (CE): Faculdades Integradas do Ceará (FIC)
20 /04 – Fortaleza (CE): UFC
24/04 - Natal (RN): UFRN / UNP
27/04 - Recife (PE): UFPE / UNICAP
03/05 - Belo Horizonte (MG): UFMG / PUC-MINAS
07/05 - Salvador (BA): Centro Universitário Jorge Amado (FJA)
08 /05 - Salvador (BA): UFBA
11/05 - Rio de Janeiro (RJ): UFRJ
12/05 - Rio de Janeiro (RJ): Universidade Gama Filho (UGF)
14 /05 - São Paulo (SP): USP
15/05 - São Paulo (SP): UNIP


>> PROGRAMAÇÃO EM MANAUS
17 de abril - UFPA – Universidade Federal do Pará

9h – Cortejo Caravana UNE Brasil+10
Convidado: Furiosa Banda do Jambú
Local: Orla, Biblioteca, Humanidades e ICJ

10h – Aulão Brasil+10 – Discussão sobre o desenvolvimento do Brasil nos próximos 10 anos.
Convidado: Lúcio Flávio Pinto (jornalista)
Local: Auditório do ICJ

12h30 – Blitz estudantil
Local: R.U. do básico

15h – Cinema: “O Afeto que se encerra em nosso peito juvenil”, de Silvio Tendler
O filme conta a história da UNE e do movimento estudantil.
Local: Auditório do ICA

16h – Reunião do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE
Tema: Cultura em rede - Conexões culturais no Brasil
Convidados: Representantes do CUCA, Circuito Fora o Eixo, Ação Griô, Pontos de Cultura da cidade, projetos, grupos e coletivos de cultura
Local: Auditório do ICA

18h – Encerramento da Caravana UNE Brasil+10
Convidados: dj Lady Green, Carimbó Fusion Dub, Só no Batidão e dj Vitor Pedra
Local: Complexo recreativo “Vadião”

>> SOBRE O JORNALISTA LÚCIO FLÁVIO PINTO
No jornalismo, recebeu quatro prêmios Esso e dois Fenaj, da Federação Nacional dos Jornalistas, que em 1988 considerou o Jornal Pessoal a melhor publicação do Norte e Nordeste do país. Por seu trabalho em defesa da verdade e contra as injustiças sociais, recebeu em Roma, em 1997, o prêmio Colombe d’oro per La Pace. Em 2005 recebeu o prêmio anual do CPJ (Comittee for Jornalists Protection), de Nova York, pelas denúncias que tem feito em seu jornal, na defesa da Amazônia e dos direitos humanos.

Tem 12 livros individuais publicados, todos sobre a Amazônia, os últimos dos quais são: Hidrelétricas na Amazônia, Internacionalização da Amazônia, CVRD: a sigla do enclave na Amazônia, Guerra Amazônica, Jornalismo na linha de tiro e Contra o Poder.

É sociólogo, formado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1973). Foi professor visitante (1983/84) do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida em Gainesville, EUA. Foi professor visitante no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará.

SUGESTÕES DE ENTREVISTA:
Daniel Iliescu – Presidente da UNE – 11 7693.6088
Virgínia Barros – coordenadora-geral da Caravana – 11 8717.0229
Agentes locais

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA E AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS
Assessoria de imprensa UNE
Rafael Minoro
11 8614.2689
imprensa@une.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário