segunda-feira, 16 de abril de 2012

Goran Therborn faz palestra na UFPA sobre a teoria marxista


Um grande debate sobre a teoria marxista na atualidade marcou o lançamento do livro “Do marxismo ao pós-marxismo”, do sociólogo e professor Göran Therborn, ocorrida nesta sexta-feira, 13, no Auditório José Vicente Miranda Filho, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Therborn está em Belém para lançar sua recente publicação. Durante a palestra, ele aproveitou para debater, com alunos dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Comunicação e Linguagem, da UFPA, e demais interessados, os temas que envolvem a teoria marxista na atualidade, como a concepção dialética da modernidade no marxismo, dialogando com o interesse acadêmico pela religião; o futurismo americano; redes sociais e economias políticas, dentre outros.

O evento contou com a mediação do professor Fábio Castro, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, da UFPA, e de Marise Rocha Morbach, professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPA. Também estiveram presentes o pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Emmanuel Tourinho, que, em seu pronunciamento, ressaltou a importância da visita do sociólogo à Universidade; e Simone Neno, diretora da Editora da UFPA ( Ed.UFPA).

Palestra e lançamento – Em entrevista, Goran Therborn afirma que "Do marxismo ao pós-marxismo?  tenta mostrar a história intelectual, que, durante o século XX, transformou o mundo, que temos, hoje. O livro também analisa a situação política e social atual e suas novas possibilidades, que serão criadas ao longo do século XXI”, afirmou o sociólogo. 

A professora Marise Rocha Morbach, pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, da UFPA, e uma das organizadoras do lançamento, definiu como “instigante”, a presença do sociólogo na UFPA. “Para mim, o que há de, absolutamente, instigante na presença do sociólogo Göran Therborn, em Belém, é a possibilidade de discutir, com ele, a atualidade da teoria marxista em face às transformações políticas e econômicas das décadas de 1980 e 1990, um tema relacionado à teoria social contemporânea”, aponta.
A professora afirmou, também, que se trata de uma visita acadêmica, na qual todos os presentes no evento têm a ganhar, diante da dimensão intelectual das pesquisas realizadas, dos anos 70 até hoje, pelo sociólogo sueco, as quais estão sintetizadas no livro.
Para o estudante do 3º ano de economia da UFPA, Wendell Magalhães, foi uma grande oportunidade assistir à palestra do sociólogo. “Tive a oportunidade de ver o anúncio na internet e li sobre a importância do sociólogo na análise do pensamento marxista e sua relação com mundo de hoje. Como um dos autores mais citados na área da ciência política, é de extrema importância sua vinda à UFPA, tanto para os movimentos de esquerda quanto para a comunidade acadêmica da Universidade,”, afirmou o estudante.

O livro – "Do marxismo ao pós-marxismo?", lançado pela Boitempo editorial e traduzido por Rodrigo Nobile, discute as mudanças sociais e intelectuais ocorridas entre os séculos XX e XXI, e tenta situar o pensamento e as práticas da esquerda e identificar qual o legado do marxismo.

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Alexandre Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário