quarta-feira, 11 de abril de 2012

Referência mundial em estudos sobre o marxismo lança livro na UFPA


Com reflexões sobre o marxismo e sua relação conceitual com o contexto atual da sociedade, o livro Do marxismo ao pós-marxismo, do sociólogo e professor Göran Therborn, será lançado nesta sexta feira, 13, no Auditório José Vicente Miranda Filho, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará, (UFPA), a partir das 17h. O evento será aberto ao público.
O lançamento será realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), em parceria com a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), a Editora da UFPA (Edufpa) e o Boitempo Editorial. O evento será aberto pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, professor Emmanuel Tourinho.

Na publicação, Göran busca entender as mudanças sociais e intelectuais ocorridas entre os séculos XX e XXI, analisa o marxismo deste período e tenta situar as práticas da esquerda e seus conceitos no mundo contemporâneo. Em sua análise, o sociólogo questiona se o marxismo ainda é relevante e chega à conclusão de que seu futuro é impreciso. Por outro lado, segundo Göran, o pensamento marxista ainda há muito a oferecer para nossa época.

O Autor - Göran Therborn nasceu em 1941, na cidade de Kalmar, na Suécia. É um dos sociólogos, de formação marxista, mais influentes do mundo e seu pensamento é classificado como “pós-marxista”. Publicou diversos livros e colaborou com diversos periódicos, ao longo de toda sua vida. Em seus textos, discute vários temas, como a intersecção entre estruturas de classes sociais; a estrutura dos Estados; a ideologia e o futuro da tradição marxista. Atualmente, é professor de Sociologia na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Livros lançados - Göran é autor dos livros The Ideology of Power and the Power of Ideology (1980); What Does the Running Class Do When It Rules? (1978); Inequalities of the World (2006); e Do marxismo ao pós-marxismo?, que será lançado este mês. Além de Belém, o sociólogo lança seu livro em São Paulo, nesta terça-feira, 10, e em Porto Alegre, nesta quarta-feira, 11.

Segundo o professor da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA, Fábio Fonseca de Castro, que participa da organização da conferência, “o sociólogo é uma referência mundial em se tratando de marxismo. Em seu livro, ele aborda, entre outras discussões, a necessidade do marxismo em se adaptar ao nosso contexto global atual. Um processo de renovação, sem perder sua essência.”
O professor ressalta a importância de se receber um autor e pensador de renome mundial em Belém. “Precisamos colocar a cidade de Belém cada vez mais na rota de divulgação de publicações de grandes pensadores mundiais, como Göran Therborn”, afirma.

Para a assessora especial da Prointer, Lindalva Moraes, será uma grande oportunidade para a comunidade acadêmica participar de um evento com a presença de Göran Therborn. “Quem for ao evento, terá a oportunidade de estar diante de uma das grande referências da análise do contemporâneo e do marxismo“, conclui.

Serviço:
Conferência de lançamento do livro Do marxismo ao pós-marxismo do sociólogo e professor Göran Therborn.
Data: 13/4
Hora: a partir das 17h
Local: Auditório José Vicente Miranda Filho, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Entrada Franca.

Fonte:UFPA
Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário