segunda-feira, 2 de abril de 2012

Proex e Bettina firmam convênio



No Hospital Bettina Ferro, estudantes podem realizar
consultas e procedimentos médicos












Dados do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis mostram que 65% dos estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior do País precisam de algum tipo de ajuda para permanecerem na Universidade, mas somente 13% são atendidos. Para melhorar essa realidade, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal do Pará, ajudando a ampliar o Programa de Atenção à Saúde Discente.

A ação se dá pelo Projeto Ações Integradas de Extensão à Saúde Estudantil, uma parceria entre o HUBFS e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex). O Projeto integra o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e, com recursos do Ministério da Educação, atende mais de 14 mil estudantes com diversos programas, projetos e ações da assistência estudantil.

A estimativa é que sejam feitos 600 atendimentos ao mês. Desde maio de 2011, dezenas de estudantes já tiveram consultas médicas e foram beneficiados com outros procedimentos no Hospital Bettina Ferro.
O diretor de Assistência e Integração Estudantil da Pró-Reitoria de Extensão (DAIE/Proex), José Maia Bezerra Neto, explica que o PNAES existe há quatro anos na UFPA e acontece de diversas formas, com a concessão de bolsas, o apoio à participação de estudantes em eventos estudantis e científicos, o auxílio à saúde discente, a promoção de atividades desportivas, de lazer e a inclusão digital, os cursos de nivelamento, entre outros.

Elielson Ricardo da Silva Cruz, 25 anos, aluno do curso de Biomedicina da UFPA, procurou o Hospital Bettina Ferro, pela primeira vez, para uma consulta no Serviço de Oftalmologia. O estudante afirma que, apesar do processo burocrático para o atendimento, para o qual é exigida a apresentação de documentos, a mediação feita pelo PNAES facilitou a sua vida. "O encaminhamento é excelente, muito melhor do que na Unidade Básica de Saúde. Irei ao HUBFS sempre que precisar, pois não tenho recursos financeiros para pagar consultas médicas'', considerou.
A estudante Adriane Alcântara e Silva, de Meteorologia, também teve boa impressão do atendimento no HUBFS. "Foi bem rápido. Fui recebida por uma equipe muito eficiente. Quando precisar, voltarei a me consultar no Bettina Ferro’’, afirmou.

Investimento de R$432 mil

Segundo a coordenadora Acadêmica do Hospital Bettina, Ana Yasue Yokoyona, os estudantes são selecionados - em especial, os de baixa renda, que vivem situação de vulnerabilidade socioeconômica - e encaminhados pela Proex para o Bettina. "O Hospital protocola na agenda do Sistema Único de Saúde e realiza o atendimento nas especialidades que o HUBFS apresenta. Caso seja necessário, garantimos o encaminhamento, pelo SUS, para exames que não são feitos no Hospital", explicou.
Para ampliar o atendimento, um convênio assinado disponibilizou R$ 432 mil para que o Bettina possa contratar médicos e técnicos de laboratório, comprar insumos e garantir a realização de exames nos laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas e Farmácia da UFPA. Em 2011, o Hospital Universitário recebeu 16 armários de aço, 48 cadeiras estofadas, cinco armários de madeira, quatro macas com estrutura tubolar, quatro impressoras a jato de tinta, duas estantes de aço, uma mesa ginecológica e uma mesa para reunião.
Há, ainda, outros setores da área da saúde da UFPA envolvidos nessa parceria: Laboratório de Citopatologia; Serviço de Assistência Psicossocial (Saps), Clínicas de Psicologia e de Odontologia. Os critérios de seleção, verificados por assistentes sociais e pedagogos, levam em consideração a renda familiar que identifique a vulnerabilidade social dos alunos.

Serviço: Mais informações na Diretoria de Assistência e Integração Estudantil da Proex ou no site www.proex.ufpa.br

Saiba mais

O Programa Nacional de Assistência Estudantil busca democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal e reduzir as taxas de retenção e evasão. Foi instituído em 2007 para execução a partir de 2008. Participam do Programa apenas as universidades federais, que recebem os recursos diretamente em suas Unidades Orçamentárias – medida que visa conferir mais eficiência e autonomia na execução financeira. O PNAES foi criado para atender a crescente presença de estudantes de baixa renda nas IFES com a implementação do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) pelo governo federal.

Fonte: UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário