segunda-feira, 9 de abril de 2012

Compreenda a Universidade Federal do Pará por meio das siglas


A Universidade Federal do Pará (UFPA) tem mais de 80 unidades, 12 institutos e 48 faculdades. Quem participa do dia-a-dia da UFPA, deve se habituar às inúmeras siglas que compõem a organização institucional. Entre as siglas mais conhecidas estão o RU (Restaurante Universitário), a BC (Biblioteca Central ) e o CEPS (Centro de Processos Seletivos).

Já se passaram, aproximadamente, seis anos, desde que, em 2006, passou a vigorar o novo Estatuto da Universidade, o qual oficializou uma reestruturação na organização da UFPA. Os antigos centros se tornaram Institutos, o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca), hoje, é o Centro de Indicadores e Registros Acadêmicos (CIAC), e o Departamento de Apoio ao Vestibular (Daves), virou o CEPS.

As discussões duraram quase dois anos até a aprovação da portaria pelo Ministério da Educação (MEC). “Esse debate foi importante, porque repensou a universidade. Não se tratava somente de uma lei mais de acordo com o surgimento de novas demandas, significava, também, uma lei que não engessasse a universidade nas próximas décadas”, assinala o professor Afonso Medeiros, que foi o relator do processo de reformulação do Estatuto e do Regimento da UFPA, à época.

Organização - A Universidade, atualmente, está organizada, basicamente, em órgãos de administração superior (reitoria e apoio técnico das pró-reitorias), unidades e subunidades acadêmicas (institutos, faculdades, escolas e núcleos), além de unidades acadêmicas especiais e órgãos suplementares, os quais apoiam o trabalho realizado no Campus, entre eles, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), os hospitais universitários (HUs) e a Escola de Aplicação, antigo Núcleo Pedagógico Integrado (NPI).

A Cidade Universitária José da Silveira Netto, no campus do Guamá, em Belém, é a sede universitária. A UFPA possui mais 10 campi distribuídos pelo interior do Estado, nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Marabá, Soure e Tucuruí. Cada um dos campi possui autonomia administrativa e acadêmica, o que caracteriza a instituição como uma Universidade Multicampi. A nova resolução passou a assumir todo o processo de interiorização, permitindo que os campi do interior se organizassem em Institutos e Faculdades, possuindo estruturas internas próprias.

Abrangência do Estatuto – Houve também uma reorganização dos núcleos de pesquisa da UFPA. “Eles foram surgindo na história da universidade e eram muito diversificados. Embora o antigo estatuto previsse a criação dos núcleos, não estabelecia exatamente o que eles eram. Na nova estrutura se definiu núcleo como um curso de pós-graduação, preferencialmente transdisciplinar, que não cabe na estrutura dos Institutos”, conta o professor Afonso Medeiros. É o caso do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), o Núcleo de Meio Ambiente (Numa), o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC), o Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) e, o mais recente, Núcleo de Pesquisa em Oncologia.
Segundo o professor, “a nova estrutura da Universidade ficou mais lógica, facilitando o entendimento de toda a comunidade. Com a eliminação dos departamentos nos Institutos, ficamos com menos uma instância deliberativa, o que acelerou os processos que saem das subunidades acadêmicas até a Administração Superior. Esta é a principal contribuição do novo estatuto: a aceleração das deliberações.”
O que permanece inalterado na organização institucional da UFPA é a estruturação da reitoria e das pró-reitorias. A reitoria é, normalmente, considerada o órgão executivo máximo em uma universidade, auxiliada pelas pró-reitorias, unidades responsáveis pela direção de uma determinada área de atuação específica da instituição, como a pesquisa, extensão ou a graduação. De 2006 para cá, porém, houve a criação de novas pró-reitorias, como a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer).
Além das siglas mais conhecidas, há, ainda, aquelas que não fazem parte da organização institucional da UFPA, mas que estão inseridas no contexto do dia a dia da Universidade, como CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Fadesp (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa) , ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e que são muito importantes para a comunidade universitária. Fique por dentro.

Serviço:
Localize-se na Cidade Universitária José da Silveira Netto:

Conheça as pró-reitorias da UFPA:
Proad: Pró-Reitoria de Administração 
Proplan: Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento 
Proeg: Pró-Reitoria de Ensino de Graduação 
Proex: Pró-Reitoria de Extensão 
Propesp: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação 
Progep: Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal 
Prointer: Pró-Reitoria de Relações Internacionais
Texto: Luiz Barros – colaborador da Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário