quarta-feira, 18 de abril de 2012

Caravana UNE Brasil+10 debate sobre a educação no País pelos próximos dez anos


A atual gestão da União Nacional dos Estudantes – UNE esteve em Belém realizando a Caravana UNE Brasil+10, um projeto que está percorrendo as universidades das capitais brasileiras para debater  a educação no País, pelos próximos dez anos. Belém é a quinta parada da Caravana, que já passou por Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Manaus. A próxima parada será Fortaleza, Ceará. A Caravana deverá atingir um público total de 50 mil estudantes e divide-se em quatro eixos fundamentais: educação, desenvolvimento, justiça social e justiça ambiental.
Ontem, na Universidade Federal do Pará – UFPA, vários estudantes participaram da discussão sobre os novos rumos da educação no Brasil. Pela manhã, o Aulão Brasil+10 levou mais de 300 pessoas ao auditório do Instituto de Ciências Jurídicas – ICJ para assistir à palestra com o tema “Direitos Humanos na Amazônia”.
À tarde, houve exibição do filme O afeto que se encerra em nosso peito juvenil, de Silvio Tendler. O filme conta a história da UNE e do movimento estudantil.
Momento apropriado - Também durante à tarde, a gestão da UNE visitou o reitor Carlos Maneschy, que os recebeu em seu gabinete e declarou que “a visita da UNE veio em um momento apropriado, já que, neste período, os estudantes estão muito mais inclinados a discutir os rumos do ensino na Universidade”.
Pedro Fonteles, representante da UNE, mostrou-se contente com a participação dos estudantes paraenses nas atividades da Caravana. “A proposta da UNE é, exatamente, propiciar o diálogo entre os estudantes de todo o país e, além disso, expor temas da realidade local para serem debatidos”.
O encerramento da programação contou com apresentações culturais com os grupos Furiosa Banda do Jambu, Dj Lady Green, Carimbó Fusion Dub, Só no Batidão e Dj Vitor Pedra, no complexo de lazer Vadião.
Sobre a Caravana - Entre os principais objetivos da Caravana, está a produção de um diagnóstico participativo, com jovens de diferentes Estados e realidades, que possa contribuir com o debate e a formulação de políticas públicas, ações do movimento social ou do terceiro setor para o desenvolvimento do Brasil nos próximos dez anos. Além disso, o resultado servirá de base para o Projeto “UNE Brasil Cidades 2012”, uma plataforma de reivindicações do movimento estudantil brasileiro a ser entregue para os candidatos a prefeito nas eleições do segundo semestre.
Eleições para o DCE na UFPA – As eleições para o Diretório Central dos Estudantes na UFPA acontecerão nos dias 24 e 25 de abril de 2012. Toda a comunidade estudantil poderá votar e escolher a nova gestão, para o período de 2012 a 2013. As chapas que estão concorrendo este ano são as seguintes: Chapa 1 –Liga Acadêmica Independente; Chapa 2 – UFPA que queremos; Chapa 3 – Voz Ativa.
Serviço
Mais informações sobre a UNE e sobre a Caravana UNE Brasil+10 no site oficial.
Próximas visitas:
20 /4 – Fortaleza (CE): UFC
24/4 -  Natal (RN): UFRN / UNP
27/4 - Recife (PE): UFPE / UNICAP
3/5 - Belo Horizonte (MG): UFMG / PUC-MINAS
7/5 - Salvador (BA): Centro Universitário Jorge Amado (FJA)
8 /5 - Salvador (BA): UFBA
11/5 - Rio de Janeiro (RJ): UFRJ
12/5 - Rio de Janeiro (RJ): Universidade Gama Filho (UGF)
14 /5 - São Paulo (SP): USP
15/5 - São Paulo (SP): UNIP

Texto: Yuri Coelho – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações da Imprensa UNE
Foto: Alexandre Moraes
Arte: Imprensa UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário