terça-feira, 10 de abril de 2012

Comissão diretora nacional da UJS realiza reunião e aponta novos desafios





ujsdeluta

Na última quinta-feira (05/04) a comissão diretora nacional da UJS realizou reunião para ajustar as mobilizações entorno de seu 16º congresso que já chega ao segundo mês de atividades intensas, tendo sido a jornada de lutas do movimento estudantil seu ponto alto. O objetivo da reunião era avaliar os dois meses de campanha congressual e projetar as principais atividades até a data da etapa nacional do congresso, que será do dia 07 ao dia 10 de junho na cidade do Rio de Janeiro.

A avaliação dos dois meses de congresso foi positiva, todos os estados realizaram plenárias e desenvolveram atividades de rua, como no dia 13 de março em que a UJS realizou panfletagens simultâneas em todo o Brasil e, nos últimos dez dias a mobilização para a jornada de lutas do movimento estudantil, com o lema “menos juros, mais educação” foram momentos fundamentais para as filiações em massa.

André Tokarski, presidente nacional da UJS, enfatizou que passadas as atividades do movimento estudantil deve-se agora concentrar todos os esforços para realização de grandes congressos municipais por todo o país, debater as teses do congresso, ampliar e consolidar as filiações.

Segundo Monique Lemos, o congresso da UJS se reforçará através de campanhas específicas em cada localidade, como a campanha do voto aos 16 anos lançada recentemente pela UJS, pois, segundo Monique “campanhas como a do “Se liga 16” tem muita entrada nas escolas, por tanto, a UJS precisa aproveitar este momento que o jovem quer ouvir por que ele deverá retirar seu título de eleitor e, não somente convencer a retirar o título, mas, apresentar aos jovens que existe uma organização que vai além das bandeiras eleitorais, que é a União da Juventude Socialista”.

UJS na Rede
A chamada Rede UJS é o instrumento pelo qual os jovens se filiam à UJS e, a comissão diretora nacional reforçou a necessidade das direções utilizarem a rede como forma oficial de mobilização do congresso, os dirigentes afirmaram que as novas filiações e recadastramentos somente serão válidos se estiverem na Rede UJS que foi reativada recentemente.

Problemas como ferramentas para recuperar senhas, exportar banco de dados e recadastramento de filiados foram solucionados recentemente e, estão disponíveis para todos os dirigentes estaduais e usuários, no caso dos usuários somente para recuperação de senha.

Ainda sobre a Rede UJS, Ismael Cardoso, diretor de comunicação da UJS, disse que será lançada uma nova rede social como também um novo site, de acordo com o dirigente, estes dois instrumentos virtuais serão atualizados para que a UJS tenha uma intervenção muito maior na internet de acordo com os objetivos do congresso, “ujs nas rede e nas ruas”.

#AraguaiaVive

No dia 12 de Abril completam-se 40 anos da guerrilha do Araguaia, onde jovens militantes do movimento estudantil e do Partido Comunista do Brasil recorreram ás armas em defesa da democracia, a UJS organizará na mesma data atos em homenagem a juventude do Araguaia por todo o país.

A guerrilha do Araguaia foi o maior feito dos movimentos de esquerda no Brasil contra ditadura militar, contou com a participação de muitos jovens que compunham a juventude do PCdoB, como Helenira Rezende e Antônio Ribas, que a época era presidente da União Paulista de Estudantes Secundaristas (UPES).

Nesta quinta-feira, dia 12 de abril, o Supremo Tribunal Federal julgará um recurso da OAB que pede a revisão da Lei de Anistia. A OAB alega que a edição de uma lei nacional contendo anistia irrestrita para crimes políticos não é possível se os crimes contra a humanidade foram cometidos por autoridades estatais. A entidade também argumenta que o STF não se manifestou sobre a aplicação da Lei de Anistia a crimes continuados, como o sequestro.Sustenta ainda que a Suprema Corte já adotou posicionamentos mais rígidos ao julgar extradições de pessoas ligadas a regimes de exceção.

Ocorrerá um ato – às 14h00 em frente ao STF – em homenagem aos guerrilheiros do Araguaia e, a UJS está convocando para que todos os Estados reproduzam atos deste tipo em frente aos tribunais de justiça dos estados no intuito de pressionar a justiça brasileira a reparar os crimes cometidos naquela época contra os jovens que participavam do movimento guerrilheiro. Além dos atos de rua, a UJS também realizará um “tuitaço” com a hashtag #AraguaiaVive às 14h00, além do tuitaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário