quarta-feira, 14 de março de 2012

UNE convoca: todos às ruas para um grande março verde e amarelo





jornada-de-lutas-
A sede da União Nacional dos Estudantes, em São Paulo, recebeu ontem (12) os integrantes da diretoria executiva da entidade para uma importante reunião de convocação do “Março Verde e Amarelo”, mês no qual acontecerá a jornada de lutas da UNE (leia aqui o manifesto do Março Verde e Amarelo).

Durante o mês, a UNE convoca estudantes de todo o Brasil para ir às ruas lutar por seu direito ao acesso à educação e gritar um “Não!” à política de altas taxas de juros, ao pagamento da dívida pública e ao corte do orçamento federal. A UNE exige a destinação de 10% do PIB e 50% do fundo nacional do Pré-Sal para a educação. Os atos e passeatas ocorrerão em todo o Brasil, culminando com uma grande passeata em Brasília, dia 28 de março, dia em que nacionalmente o ME homenageia o estudante Edson Luis (assassinado pela Ditadura Militar em 1968), e outra em São Paulo,dia 4 de abril.
“O Brasil que a UNE quer é altivo,soberano, democrático,plenamente desenvolvido e ambientalmente equilibrado. Um país que enxerga com responsabilidade sua juventude, precisa de um projeto educacional que atenda às demandas de democratização do acesso. Por isso lutamos, também,pela aprovação de um Plano Nacional de Educação sintonizado com nossos desafios”, afirmou o presidente da entidade, Daniel Iliescu.
A UNE aposta na unidade dos movimentos sociais para lutar pelos direitos do povo brasileiro, durante o Março Verde e Amarelo não será diferente. Nas marchas do dia 28 e do dia 4, bem como em todas as outras atividades e atos da jornada de lutas, o movimento estudantil levará o verde e amarelo para as ruas do país. “Vamos pintar os nossos sonhos e escrever mais uma importante página na história do poder jovem brasileiro”, completou Daniel.

REUNIÃO APROVA ROTEIRO DA CARAVANA UNE BRASIL+10
Outro importante ponto definido da reunião foi o roteiro da Caravana UNE Brasil+10, educação, desenvolvimento, justiça social e ambiental. Durante os dias 28 de março a 15 de maio, a Caravana passará pelas cidades de Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Belém,Fortaleza, Natal, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
A caravana, que começa no mesmo dia da grande marcha em Brasília, dia 28, promoverá atividades em 24 das mais representativas universidades do país, tendo como objetivo aprofundar o pensamento sobre os desafios colocados no horizonte da nação para os próximos 10 anos, em especial em relação aos temas educação, formação dos jovens, desenvolvimento da nação e sua justiça ambiental.
“O sentido dessa atividade da UNE se junta ao objetivo da Jornada de Lutas, pois pretende discutir o Brasil e apresentar um conjunto de mudanças pra sociedade brasileira que queremos construir de hoje até daqui 10 anos. O tema do desenvolvimento econômico está diretamente ligado ao Brasil que queremos no futuro: com mais educação, desenvolvimento social e combate às desigualdades”, explicou o coordenador da Caravana e diretor da UNE, Patrique Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário