quarta-feira, 7 de março de 2012

Sarau fotográfico mostra ao público a história das lutas sociais no Pará


Fotografias têm o poder de registrar fatos históricos e revelá-los em qualquer tempo e lugar. A Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) possui em seus arquivos imagens que contam um pouco da história das lutas sociais no Estado, especialmente nas décadas de 1970, 1980 e 1990, mas, devido à má conservação, vêm se deteriorando. Para que esses registros não se percam e sejam disponibilizados ao público, a entidade, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio  da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e o Arquivo Público do Pará, iniciou o processo de higienização dessas fotografias e, a partir delas, promove o Sarau de Memória, que ocorre nos dias 9, 15 e 22 de março, na sede da SDDH, em Belém.

O evento faz parte da agenda comemorativa dos 35 anos da SDDH, fundada em agosto 1977. A ideia do Projeto surgiu da necessidade de recuperar  tanto as imagens quanto o contexto político. Estima-se que, no total, existam, aproximadamente, 10 mil fotografias na entidade.

Programação - Para esta primeira etapa do Projeto, foram recuperadas e digitalizadas 500 fotografias. Para a exibição do arquivo digitalizado, as fotos foram agrupadas por blocos temáticos. No último dia 1º, foram exibidas imagens correspondentes ao movimento sindical,às manifestações e aos atos públicos. No dia 9, a SDDH ouvirá dos convidados suas memórias sobre imagens que retratam a participação das mulheres na luta por direitos humanos no Pará. No dia 15, será a vez de ativistas, da luta campesina, trazerem à tona suas lembranças, provocadas pelas fotografias do acervo. No dia 22, serão exibidas imagens e retratos de personalidades políticas do Estado.

Fonte viva de informação - A agenda é aberta ao público e terá como foco principal a gravação da narrativa de protagonistas desses momentos históricos, os quais estão sendo convidados pela entidade, servindo de fonte viva de informação. As narrativas estão sendo registradas em áudio e vídeo, para posterior divulgação em formato de livro e mídias digitais, os quais possibilitem a pesquisa e a formação em diferentes áreas do conhecimento.

Coordenadora do Projeto pela SDDH, a jornalista Erika Morhy cita a UFPA como uma grande parceira. “Sabíamos da importância deste arquivo e de democratizar o acesso a ele, mas sabíamos, também, que, cada etapa dele, exige conhecimento especializado, sensibilidade política e recursos financeiros. Por isso procuramos a UFPA, por meio do pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur de Freitas Neves, que, além de grande historiador, sempre foi dedicado às causas populares”, ressaltou Erika.

O pró-reitor Fernando  Freitas  comenta a respeito da participação da UFPA no Projeto. “A oficina de restauração foi feita pelo Arquivo Público do Estado do Pará, mediado pela Associação dos Amigos do Arquivo Público, e conta com a minha participação e também a de Otaviano Vieira Júnior, do Centro de Memória da Amazônia. A SDDH tem um grande arquivo fotográfico, mas precisava de tratamento. Fomos convidados a colaborar com este projeto de restauração e digitalização e é de nosso interesse que todo este acervo fique disponível para a sociedade”, afirma o pró-reitor.

Serviço:
Projeto Sarau da Memória
Dias: 9,15 e 22 de março
Hora: 17 horas
Local: Sede da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH/Belém), na  Avenida Governador  José Malcher, 1381, entre 14 de Março e Generalíssimo Deodoro.
Aberto ao público


Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucivaldo Sena e Bárbara Gorayeb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário