quarta-feira, 14 de março de 2012

Professores fazem paralisação até sexta em defesa do piso salarial

Redes públicas estaduais e municipais vão ter aulas suspensas nos 3 dias.
 

Quatro estados estão em greve por tempo indeterminado: DF, GO, PI e RO.


Os professores das redes públicas estadual e municipal de todo o país realizam, entre esta quarta-feira (14) e a sexta-feira (16), uma jornada de paralisações para defender que os governos cumpram a lei que instituiu o piso salarial nacional para a categoria, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). De acordo com a CNTE, professores de 23 estados e do Distrito Federal aderiram à paralisação.
Neste ano, o Ministério da Educação reajustou o valor em 22,22%, para R$ 1.451. Os professores pedem ainda que o governo federal destine 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação.
Segundo Roberto Leão, presidente da CNTE, um balanço inicial da mobilização indica que a maioria das redes estaduais e municipais tiveram as aulas suspensas.
De acordo com o balanço inicial da entidade, apenas no Espírito Santo e no Rio Grande do Norte as aulas foram mantidas. O Rio de Janeiro não participa da mobilização porque, segundo a assessoria de imprensa da CNTE, nenhum sindicato do estado é filiado à entidade.
O balanço sobre o número de escolas que efetivamente suspenderam as aulas será divulgado na sexta-feira pela CNTE.
 
BALANÇO DA ADESÃO DE PROFESSORES À PARALISAÇÃO NACIONAL, SEGUNDO A CNTE
Aulas suspensas nas redes estadual e municipais Aulas suspensas só na rede estadual Aulas suspensas só na rede municipal Estados sem aulas suspensas
Alagoas, Amazonas, Amapá,
Bahia, Ceará, Distrito Federal*,
Mato Grosso, Mato Grosso do
Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins
Acre**, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina Maranhão Espírito Santo, Rio de Janeiro*** e Rio Grande do Norte
 *O Distrito Federal não tem rede estadual e municipais, apenas a rede pública distrital
**No Acre, a paralisação é parcial, e as aulas serão suspensas apenas na sexta-feira (16)
***O Rio de Janeiro não tem sindicatos filiados à CNTE
Três estados, além do Distrito Federal, também aderem ao movimento, mas já estão sem aulas por causa de greves por tempo indeterminado. O DF está em greve desde 12 de março, Goiás parou em 6 de fevereiro, Piauí em 27 de fevereiro e Rondônia em 23 de fevereiro. Em Curitiba, uma assembleia no dia 8 de março decretou greve na rede muncipal a partir desta quarta-feira. Segundo a CNTE, na sexta-feira uma assembleia decidirá se a greve será mantida.

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário