terça-feira, 11 de setembro de 2012

UFPA vai manter data da prova do Vestibular 2013



UFPA vai manter data da prova do Vestibular 2013   (Foto: Daniel Pinto)
(Foto: Daniel Pinto)
A Universidade Federal do Pará vai manter a data de 9 de dezembro deste ano para a aplicação da prova do Processo Seletivo 2013. O edital do Vestibular 2013 da UFPA foi aprovado nesta terça-feira (11), em reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisae Extensão (Consepe), e deve ser divulgado até a próxima sexta-feira (14), no Diário Oficial da União e no site do Centro de Processos Seletivos (Ceps), órgão responsável pela organização do concurso.
O vestibular deste ano oferta 8.569 vagas, sendo 4.128 em cursos que funcionam em Belém, 3.420 no interior do estado e 1.021 em sistema de inclusão, número que representa um aumento de mais de 10% em relação ao Processo Seletivo de 2012.
O Processo Seletivo 2013 (PS 2013) terá duas fases: a primeira equivale a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para os dias 3 e 4 de novembro deste ano, e a segunda fase será elaborada pela UFPA e realizada no dia 9 de dezembro, 13h às 17h.
De acordo com o Edital do vestibular 2013, o candidato que não tiver realizado inscrição no ENEM 2012 terá sua inscrição rejeitada no Processo Seletivo da UFPA. Também estabelece a realização de exame de habilidades para candidatos inscritos nos cursos de Artes Visuais, Dança, Musica e Teatro.
Entre as novidades do Vestibular 2013 está a criação de duas vagas em todos os cursos para alunos oriundos de quilombos, além da nova reserva de vagas para estudantes cujas famílias possuem renda per capita de até 1,5 salários mínimos, conforme nova lei sancionada pela presidência da república, no final do mês de agosto.
Dois cursos inéditos serão ofertados a partir deste ano. Na área de tecnologia entra o curso de Engenharia Biomédica, com 40 vagas, e na área de Artes, estreia a graduação em Tecnologia de Produção Multimídia, com 26 vagas, ambos ofertados em Belém.
Para os campi do interior a oferta é de três cursos novos. Dois serão em Tucuruí (Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Computação); e um em Castanhal (Engenharia de Computação). Já o Campus de Cametá vai flexibilizar três cursos para Tucuruí (Língua Inglesa, Pedagogia e Sistemas de Informação); um para Baião (História); um para Limoeiro do Ajuru (Pedagogia); dois para Mocajuba (Letras-Língua Portuguesa e Matemática); um para Oeiras do Pará (Ciências Naturais); e um para Tomé Açu (Letras- Língua Inglesa).
A reunião de hoje do Consepe contou, ainda, com a presença de professores e estudantes da Universidade, da Escola de Aplicação e de escolas públicas, os quais manifestaram opiniões divergentes sobre o adiamento na data do vestibular da Instituição, proposto em função da greve dos docentes da UFPA. 
Fonte: DOL, com informações da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário