quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Estudantes ficam feridos em protesto contra passagem




Pelo menos cinco estudantes ficaram feridos em um protesto contra o aumento da passagem de ônibus municipal, na manhã desta quinta-feira (9), em frente ao Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém. Houve tumulto e a Guarda Municipal usou bombas de efeito moral e disparou balas de borracha na direção dos manifestantes.

Um dos feridos foi o universitário Julio Miragaia. Ele foi atingido por uma bala de borracha no braço, caiu e ficou desacordado. O estudante foi atendido pelo Samu (Serviço Móvel de Urgência) e encaminhado ao hospital.

Outros quatro estudantes, sendo três homem e uma mulher também ficaram feridos, sendo atingidos por balas na perna e no braço. Eles também receberam atendimento pelo Samu e foram liberados em seguida.


Sobre o confronto com a Guarda Municipal, os estudantes disseram que vão fazer um B.O (Boletim de Ocorrência) contra a entidade. 'Eles utilizaram de brutalidade com os estudantes. Nós só paramos em frente à Prefeitura, e alguns estudantes que estavam atrás teriam jogado pedra contra eles. Então eles revidaram com balas de borracha e bombas de efeito moral. Muitos estudantes ficaram feridos. Agora vamos fazer um B.O contra a Guarda Municipal', explica Rodrigo Moraes, ex-vice presidente da (UNE) União Estadual dos Estudantes no Pará. Ainda segundo Moraes, os estudantes vão realizar novos atos contra o aumento da passagem.
O protesto reuniu 500 estudantes de escolas estaduais e universidades em represália ao aumento da tarifa de ônibus municipal.  Os estudantes queriam ser recebidos pelo Prefeito Duciomar Costa para uma possível negociação. Como parte do movimento eles interditaram a Avenida Portugal, esquina com a Rua 16 de novembro.

A manifestação começou às 8h da manhã, com saída da escadinha da Estação das Docas, rumo ao Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém. Os estudantes reclamam que muitos pagam mais de três ônibus por dia. ' Esse aumento da passagem foi abusivo, pois o Prefeito o autorizou sem que a população participasse das discussões’, ressalta Pedro Ivo, aluno do Centro Acadêmico de História da UFPA.
Ele também reclama da atual situação do transporte na capital. ‘A passagem aumentou, mas o transporte continua precário e os rodoviários com salários defasados. Nós precisamos nos unir e fazer alguma coisa' disse.
Na semana passada, os estudantes fizeram um ato frente ao Ministério Público onde protocolaram uma ação contra o aumento da passagem de ônibus e estão aguardando o retorno.


Fonte:  Portal ORM
Fotos: Bruno Magno (Portal ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário