quarta-feira, 23 de maio de 2012

UFPA apresenta congresso de música


Começa hoje e vai até sexta-feira, 25, o III Congresso Estudantil de Música da Universidade Federal do Pará (Cemufpa). Um espaço para a discussão sobre educação musical com a participação de grandes nomes da música paraense que farão apresentações intercaladas com as oficinas e mesas de debate. Todo o evento ocorre no campus da UFPA, no Guamá, a partir desta manhã.

Organizado pelo centro acadêmico de música da UFPA, o congresso é direcionado a estudantes, técnicos em música e interessados pelo tema. “O objetivo principal é fazer o intercâmbio de conhecimento entre os estudantes e os profissionais em Música da nossa região”, diz Fabrício Bastos, organizador do evento.
Com o foco na educação musical, as mesas de debate incluem discussões sobre inclusão social, legislação, música brasileira, etnomusicologia dentre outros assuntos. Já as oficinas vão oferecer a oportunidade aos participantes de aprender sobre confecção de instrumentos, percussão corporal, edição de partitura, arranjo e improvisação, com nomes como Ziza Padilha, da banda Zarabatana Jazz, Fernando Sardo e André Hosoi, de São Paulo.

Nas apresentações musicais, alunos e egressos dos cursos de música da UFPA e da Uepa dividem o palco com nomes como Álibi de Orfeu, Zarabatana Jazz e Dayse Addário. “É uma programação pensada para mostrar o trabalho dos alunos egressos dos vários cursos de música do estado e também para ter um recorte da produção paraense contemporânea”, explica Sandro Santarém, coordenador de produção do Cemufpa. Um dos grupos formados por alunos que se apresenta durante o Congresso é o Graduation Band, liderado pelo graduando Miguel Neto e que trabalha com um repertório que inclui músicas de Michael Jackson, James Brown, Pixinguinha e Dizzy Gillespie.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE
Estrela do Norte
Fundado em 2002, o grupo belenense de percussão e carimbó mostra o repertório de seu primeiro CD, “Resultado da Mistura”, ainda em fase de pré-produção. O grupo funde ritmos tradicionais paraenses para produzir música que preserve a identidade cultural amazônica.
Quando: quarta-feira, 23, ao meio dia
Onde: Hall do Ateliê de Artes da UFPA

Madrigal da Uepa
Formado há mais de 10 anos, o Madrigal da Universidade do Estado do Pará (Uepa) conta com 24 cantores e um pianista. Em seu repertório está contida a música clássica barroca e renascentista.
Quando: quarta-feira, 23, às 18h
Onde: Hall do Ateliê de Artes da UFPA

Graduation Band
Big band formada em março de 2010 por alunos do curso de Música da UFPA. O grupo objetiva desenvolver, através de um eclético repertório brasileiro e jazzístico, a percepção e o aprendizado didático da plateia. Conta com 22 músicos, entre sopros e base rítmic; os arranjos são estilizados ao formato de big band tradicional.
Quando: quarta-feira, 23, às 19h30
Onde: Estacionamento do campus profissional

SERVIÇO
III Congresso de Música da UFPA. De 23 a 25 de maio, no campus da UFPA, no Guamá. Informações: www.cemufpa.wordpress.com/

Fonte:(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário