quinta-feira, 17 de maio de 2012

Professores fazem ato público na UFPA


Professores fazem ato público na UFPA (Foto: Marcelo Lélis)
Com a greve, os campi da UFPA ficarão desertos por tempo indeterminado (Foto: Marcelo Lélis)

Professores e alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) estão reunidos em frente ao portão principal da instituição, em Belém (PA), na manhã he hoje (17), realizando um ato público por conta da greve nacional que iniciou nesta quinta-feira.
 “Alguns alunos estão nos apoiando, pois sabem que estamos lutando pelo nosso direito. Queremos condições dignas de trabalho”, disse a professora e diretora geral da Associação dos Docentes da UFPA (ADUFPA), Rosemê Maguins.

Os professores reivindicam, principalmente, a reestruturação do plano de carreiras e salários para 2013.
“Ficaremos parados por tempo indeterminado até que se instale a mesa de negociação para que possamos discutir os impasses e conseguirmos entrar em um acordo que seja bom para as duas partes”, ressaltou Rosemê Maguins.

A greve é uma orientação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes – SN) e outras instituições do país também estão na mesma situação.

Dos 2.100 professores que lecionam na UFPA, 1.600 são associados a Adufpa, aproximadamente 76% da categoria. Ainda assim, a greve pode ser aderida por docentes não vinculados a associação.
 “Não posso garantir que todos os professores aderiram a greve. Mas faremos uma caminhada pelo campus para conscientizar, caso tenha alguém trabalhando, que essa greve é necessária”, comentou a professora.

A medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff faz valer parte do acordo firmado por professores e governo federal em agosto de 2011. O Projeto de Lei 2230/2011, proposto em agosto do ano passado, está para ser votado pelo Congresso Nacional há oito meses.

Fonte: (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário