segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

UFPA dá boas- vindas aos calouros no dia 1º de março



Esta é uma semana importante para a Universidade Federal do Pará. É quando a Instituição receberá seus novos alunos, aprovados no último Processo Seletivo - realizado nos meses de outubro e dezembro de 2011 -, o maior da história da UFPA, é bom que se diga! Por isso, o projeto UFPA em Série está de volta e, ao longo desta semana, vamos publicar reportagens especiais sobre a recepção dos calouros, neste ano de 2012. Nesta primeira matéria, falamos sobre a programação especial que UFPA organizou para dar boas-vindas aos recém-chegados. Boa leitura!


Mais um ano letivo terá início na Universidade Federal do Pará. E para marcar esse momento, a tradicional Recepção dos Calouros, em 2012, será realizada no dia 1º de março. O evento terá como tema Inovação e Tecnologia e acontecerá no Ginásio de Esportes da Instituição, a partir das 14h. Todos os novos alunos devem trazer um quilo de alimento não perecível para ser trocado pelo kit do calouro.

A recepção é organizada pelas Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Proeg) e de Extensão (Proex), em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e com os Diretórios Acadêmicos (DAs) dos cursos de graduação.

A programação inicia com o credenciamento dos alunos, seguida de um momento de animação pela chegada dos estudantes. “Haverá música e projeções sobre a UFPA para que eles comecem a conhecê-la desde logo. Um momento de comunicação e interação entre todos os presentes”, afirma a pró-reitora de Ensino de Graduação, Marlene Freitas.

Celebração - A parte solene da programação será às 17h e contará com a presença do reitor Carlos Maneschy; do vice-reitor, Horácio Schneider; e dos demais pró-reitores, diretores de institutos e faculdades. Os dez primeiros colocados do Processo Seletivo 2012 serão premiados pela Y.Yamada, parceira da Instituição. Depois, vem a parte cultural, com a apresentação da banda Acordalice, a partir das 19h.

Um dos pontos importantes de destaque na acolhida dos calouros é a sensibilização dos estudantes para a responsabilidade social e ambiental. Uma equipe do Hemopa estará no Campus para prestar informações sobre doação de sangue. Além disso, haverá uma campanha de conscientização sobre a destinação correta de materiais descartáveis no lixo e sensibilização para a arrecadação de alimentos, a serem doados aos hospitais universitários.

Kit do calouro - Vale ressaltar que, no momento do credenciamento, os calouros receberão um kit contendo livros de bolso com orientações acadêmicas, o manual de estágio, uma camisa e uma bolsa. Lembrando que, para ganhá-lo, além do alimento, é preciso apresentar o comprovante de Habilitação, que representa o vínculo do aluno com a UFPA.

Acolhida - “É importante que o aluno comece a conhecer a Universidade desde logo. Não só quanto ao seu espaço físico, mas também quanto às ações, às atividades que ela realiza. Atividades acadêmicas, científicas e culturais. É a partir daqui que ele vai se ambientando para dar início à construção do seu projeto de vida, profissional e pessoal”, ressalta Marlene Freitas. “E nós queremos que ele seja feliz nessa empreitada que ele mesmo arquitetou”, complementa.

E a programação continua em algumas faculdades até o dia 10 de março, período reservado no calendário acadêmico para a Semana do Calouro, organizada, individualmente, pelos centros acadêmicos dos cursos de Belém e dos campi no interior.

>> Leia na próxima reportagem, nesta terça-feira, 28Centros Acadêmicos têm programação específica para os calouros

Flávio Meireles – Assessoria de Comunicação UFPA
Arte: Rafaela André

Nenhum comentário:

Postar um comentário