segunda-feira, 30 de julho de 2012

UJS Pará, nova direção, novas perspectivas e já fazendo parte dos novos rumos da sociedade brasileira.



Primeiro a UJS Pará vem pedir desculpas pelas pouco freqüentes atualizações no último período, desde o congresso estadual realizado dia 02 de junho viemos percorrendo em atividade de cunho nacional como o Congresso Nacional da UJS, seguido pelo CONEG (Congresso das Entidades Gerais da UNE), em seguida a Cúpula dos Povos, Marcha dos Estudantes em Defesa da Educação em Brasília e por fim as Eleições municipais 2012 e por essas atividades estávamos impossibilitados de atualizar o blog, mas a partir dessa segunda (30/07) manteremos todos os veículos de comunicação da nossa entidade atualizados.
Congresso Estadual UJS Pará- UEPA CCNT


Nossa Jornada de atividades nacionais começou com o 16º congresso da UJS que teve início na quinta-feira (07/06) e foi até o dia 10/06, por dificuldade com transporte nas ultimas horas nós ficamos impossibilitados de mandar nossa delegação ao congresso, porém alguns de nossos militantes representaram o nosso estado foram eles: Tamara Figueredo (Pres. UAP), Rafael Costa (Vice-Norte UNE) e Jorge Lucas (Coord. Geral DCE UFPa). Posteriormente o 60º CONEG da UNE que reuniu mais de 500 lideranças estudantis de todo o país, com a participação de cerca de 44 DCEs de universidades federais. A União Nacional dos Estudantes também produziu um importante documento, o “BRASIL + 10: NAS LUTAS ESTUDANTIS, A CERTEZA DE UM NOVO BRASIL!”.
 60º Coneg da UNE
Marcha Mundial dos Povos


Em seguida, colado com o CONEG marcamos presença na Cúpula dos Povos do Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD). Em especial vale registrar nossa presença na marcha unificada dos povos mobilizados pela Cúpula dos Povos que reuniu 80 mil pessoas na quarta-feira dia 20/06, no centro do Rio de Janeiro (RJ). Os povos marcharam para chamar a atenção dos líderes reunidos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, sobre os danos do capitalismo ao meio ambiente e exigir desenvolvimento com sustentabilidade e soberania.

Logo seguido à Cúpula dos Povos, foi realizada a Marcha dos Estudantes em defesa da educação que aconteceu dia 26/06 em Brasília, fruto do 60º CONEG com a presença de 3.000 estudantes nas ruas, mesmo com poucos dias para mobilização contamos com representantes de Centro Acadêmicos (CAs) e Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) de 44 instituições federais de ensino superior do país. Vale ressaltar o empenho dos militantes da UJS Pará que se dedicaram fazendo uma grande mobilização nas escolas e universidades para o histórico ato em defesa da educação que foi a #MarchadosEstudantes. Após a grande marcha o ministro Aloizio Mercadante recebeu uma delegação de 70 estudantes para debater os problemas e as melhorias necessárias nas instituições de ensino.
Representantes de DCEs de 44 universidades, acompanhados da diretoria da UNE e da UBES, reclamaram a audiência e acabaram sendo recebidos. Foi a primeira vez que um grupo tão grande de representantes diretos do movimento estudantil nas universidades brasileiras conseguiu levar suas reivindicações pessoalmente para o ministro.
Marcha dos Estudantes em Brasília
Por fim, mas não menos importante as eleições municipais 2012, onde a UJS Pará se encontra bastante envolvida, em especial em Belém apaiando a candidatura de Edimilson Rodrigues (PSOL) à prefeito e Jorge Panzera (PCdoB) à vice, nós como entidade entendemos que mudanças necessárias e profundas só ocorrerão em Belém com um governo de esquerda e socialista, a partir de agora atualizaremos diariamente(se possível) o blog, nossa fanpage e nosso twitter, afim de manter todos nossos militantes e simpatizantes a par da luta diária que a UJS Pará está comprometida, afim de construir um Pará com a cara da juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário